top of page

OPERAÇÃO DE FACTORING

O ciclo operacional do Fomento Mercantil - Factoring inicia-se com o contato com a empresa cliente, visando a prestação dos mais variados e abrangentes serviços, e pode ser completado com a compra dos créditos (dos direitos) gerados pelas vendas mercantis ou prestação de serviços efetuadas por elas. 

 

Os serviços de apoio às empresas-clientes constituem-se o pressuposto básico da operação de Fomento Mercantil - Factoring. Orientando portanto suas empresas-clientes na compra de matéria-prima, na organização da contabilidade, no controle do fluxo de caixa, no acompanhamento de suas contas a receber e a pagar, na busca novos clientes, de modo a melhorar o padrão de seus produtos e a expandir as vendas. 

 

O Agente de Fomento Mercantil é parceiro de suas empresas-clientes e com elas mantem estreito, e até diário, contato. É um profissional polivalente que deve estar preparado para dar ampla assistência a suas empresas-clientes, possibilitando-lhes alcançar o equilíbrio financeiro e permitir uma expansão segura dos seus negócios. Pela prestação de serviços cobra-se uma comissão. 
 

Poderá, conforme a necessidade da empresa cliente, haver a compra dos créditos mercantis desta. Tais direitos poderão ser representados por títulos de crédito ou não. A sociedade de fomento mercantil fornecerá então os recursos necessários ao giro dos negócios das suas empresas-clientes, através da compra à vista dos créditos, resultantes das vendas à prazo realizadas por suas empresas-clientes. 
 

Havendo a compra créditos, necessário se faz calcular o preço pelo qual ela vai adquirí-los. O FATOR DE COMPRA será então utilizado para este cálculo. 
 

Importante ressaltar que as empresas de Fomento Mercantil - Factoring, não fazem empréstimos. Fomento Mercantil não é portanto operação financeira.

Rua Visconde de Inhaúma nº 134/ Sala 305 - Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20.091-007 - minasfac@uol.com.br - Tel: 55 21 2223-4141

  • facebook-square
bottom of page